Documentários sobre jogos (analógicos ou videogames) produzidos em países de Língua Portuguesa

thumbsdown's iconthumbsdown

Cuter than sakura! :3
Away Mode
Level 5
30%
Level up in
1048 posts
Reaction score
8,646
Tópico espelhado nesse aqui, pra que a gente possa compartilhar referências e descobrir novas narrativas com relação aos jogos que nos constituem e transformam como jogadores. Gosto muito do doc a seguir porque parte da premissa de que não se pode falar em uma história única ou linear dos jogos e dialoga bastante com esse texto incrível do Felipe Pepe. O documentário em si é meio maçante porque não foi bem executado tecnicamente, na minha opinião. Mas vale a pena pelas informações que contém e perspectiva que desenvolve.

Eu também curto muito essa série documental da Red Bull em 3 eps, porque dialoga com minhas experiências ao nível pessoal como jogador. Consigo me identificar melhor com a série:

Série "Paralelos" - Red Bull (em 3 episódios)

Estou buscando documentários, mini-docs e séries documentais por conta da maior solidez das informações levantadas, vamos evitar compartilhar vídeo-ensaio em que o viés é muito mais aberto pra interpretação histórica ou de "tendências" (que varia muito de acordo com a audiência ou "bolha" do "influenciador" e com seus interesses financeiros pessoais) e muito fechado pros dados históricos em si. Mas se vcs só tiverem isso disponível, mandem também por aqui que eu vou tentar filtrar o útil do inútil.

Last edited:
Tem um outro documentário desse mesmo canal que você mandou

Além disso, tem o Retrocompatibilidade, uma série de mini documentários do canal Jogabilidade. (Recomendo bastante!)

Não tenho certeza mas imagino que essa reportagem da Globo também se encaixe

Esse tipo de coisa é surpreendentemente difícil de encontrar ::sadkirby

Tem um outro documentário desse mesmo canal que você mandou

Além disso, tem o Retrocompatibilidade, uma série de mini documentários do canal Jogabilidade. (Recomendo bastante!)

Não tenho certeza mas imagino que essa reportagem da Globo também se encaixe

Esse tipo de coisa é surpreendentemente difícil de encontrar ::sadkirby
Opa, valeu pelas dicas! 👀
Confesso que eu não tinha visto aquele outro no ZeroQuatroMidia, maratona pro próximo fds!

O Marcus Garrett, produtor desses documentários, é um cara incrível! Também tem um documentário chamado Loading, que não sei se tá disponível no Youtube (acredito que não pois esse tem em blu-ray). Sugiro que pesquisem sobre ele e aí vocês vão encontrar bastante conteúdo, podcast e afins contando justamente sobre o tema

Users who are viewing this thread

Connect with us

Support this Site

RGT relies on you to stay afloat. Help covering the site costs and get some pretty Level 7 perks too.

Featured Video

Latest Threads

Cartoon Trope you are surprised it is canon to reality?

Cartoons, part of their fun is seeing impossible stuff happen onscreen, but sometimes, something...
Read more

Your brawler/beat'em up/hack n slash mains

Needed to make a counterpart to the fighter mains. Don't matter if it's a 2D, 2.5D, or 3D...
Read more

Goblins

Twice is a coincidence, three's a pattern, and I've noticed an uptick in goblin employment over...
Read more

The "Death & Lead" Game Dev Situation is Crazy

Screenshot 2026-06-04 000832.png

Not news but an interesting watch about this "Kai Magazine" dev.

Read more

Has anyone read the Metroid manga?

Hey everyone,

I just started reading the Metroid manga from 2002 (published in Magazine-Z), and...
Read more

Online statistics

Members online
147
Guests online
1,023
Total visitors
1,170

Forum statistics

Threads
19,774
Members