Documentários sobre jogos (analógicos ou videogames) produzidos em países de Língua Portuguesa

thumbsdown's iconthumbsdown

Cuter than sakura! :3
Away Mode
Level 5
30%
Level up in
1048 posts
Reaction score
8,644
Tópico espelhado nesse aqui, pra que a gente possa compartilhar referências e descobrir novas narrativas com relação aos jogos que nos constituem e transformam como jogadores. Gosto muito do doc a seguir porque parte da premissa de que não se pode falar em uma história única ou linear dos jogos e dialoga bastante com esse texto incrível do Felipe Pepe. O documentário em si é meio maçante porque não foi bem executado tecnicamente, na minha opinião. Mas vale a pena pelas informações que contém e perspectiva que desenvolve.

Eu também curto muito essa série documental da Red Bull em 3 eps, porque dialoga com minhas experiências ao nível pessoal como jogador. Consigo me identificar melhor com a série:

Série "Paralelos" - Red Bull (em 3 episódios)

Estou buscando documentários, mini-docs e séries documentais por conta da maior solidez das informações levantadas, vamos evitar compartilhar vídeo-ensaio em que o viés é muito mais aberto pra interpretação histórica ou de "tendências" (que varia muito de acordo com a audiência ou "bolha" do "influenciador" e com seus interesses financeiros pessoais) e muito fechado pros dados históricos em si. Mas se vcs só tiverem isso disponível, mandem também por aqui que eu vou tentar filtrar o útil do inútil.

Last edited:
Tem um outro documentário desse mesmo canal que você mandou

Além disso, tem o Retrocompatibilidade, uma série de mini documentários do canal Jogabilidade. (Recomendo bastante!)

Não tenho certeza mas imagino que essa reportagem da Globo também se encaixe

Esse tipo de coisa é surpreendentemente difícil de encontrar ::sadkirby

Tem um outro documentário desse mesmo canal que você mandou

Além disso, tem o Retrocompatibilidade, uma série de mini documentários do canal Jogabilidade. (Recomendo bastante!)

Não tenho certeza mas imagino que essa reportagem da Globo também se encaixe

Esse tipo de coisa é surpreendentemente difícil de encontrar ::sadkirby
Opa, valeu pelas dicas! 👀
Confesso que eu não tinha visto aquele outro no ZeroQuatroMidia, maratona pro próximo fds!

O Marcus Garrett, produtor desses documentários, é um cara incrível! Também tem um documentário chamado Loading, que não sei se tá disponível no Youtube (acredito que não pois esse tem em blu-ray). Sugiro que pesquisem sobre ele e aí vocês vão encontrar bastante conteúdo, podcast e afins contando justamente sobre o tema

Users who are viewing this thread

Connect with us

Support this Site

RGT relies on you to stay afloat. Help covering the site costs and get some pretty Level 7 perks too.

Featured Video

Latest Threads

Goblins

Twice is a coincidence, three's a pattern, and I've noticed an uptick in goblin employment over...
Read more

The "Death & Lead" Game Dev Situation is Crazy

Screenshot 2026-06-04 000832.png

Not news but an interesting watch about this "Kai Magazine" dev.

Read more

Has anyone read the Metroid manga?

Hey everyone,

I just started reading the Metroid manga from 2002 (published in Magazine-Z), and...
Read more

Online statistics

Members online
163
Guests online
1,586
Total visitors
1,749

Forum statistics

Threads
19,770
Members