☆°•História°•☆
Outro século se passou e Dracula desperta de seu sono com um plano: se ele fosse derrotado de novo, ele não seria o único a morrer. Ele rapidamente chamou a atenção de um novo Belmont: Simon Belmont, tataraneto de Christopher que foi treinado com a experiência dos dois grandes caçadores de vampiros antes dele. Acontecendo no ano 1691, Simon enfrenta o Dracula com toda a habilidade de um guerreiro e o derrota.
☆°•Produção•°☆
Castlevania é um jogo eletrônico de ação e plataforma, desenvolvido e publicado pela Konami para o Famicom Disk System em 26 de setembro de 1986. Foi portado para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System (NES) e lançado na América do Norte em maio de 1987 e na Europa em dezembro de 1988.
☆°•Controles•°☆
Os controles de Castlevania são muito simples, pelo fato do jogo ser do NES, uma plataforma muito arcaica. O jogo possui o ataque principal e os sub-itens, o que é impressionante, por que pouquissimos jogos conhecidos tinham esses sistemas (o exemplo mais famoso é Ninja Gaiden). MAS O JOGO TEM PROBLEMAS.
* knockback:
O knockback, caso não saibam, consiste em ser empurrado para trás quando toma dano. Embora em diversos jogos, o knockback seja algo muito presente, ele acaba atrapalhando muito em plataformas mais arcaicas como o NES.
Imagine: você está tendo a run perfeita, mas de repente uma medusa surge e te derruba em um buraco, te obrigando a começar do inicio da fase tudo de novo. Nada agradável, não concorda?
* Saltos complexos:
Pular nesse jogo é basicamente uma mistura de sorte e estratégia, ainda mais com os malditos "buracos de hit-kill", que se você cair, bye bye progresso! Mas isso é algo frequente em muitos jogos como Contra, Ninja Gaiden e até Rygar. A diferença é que, enquanto esses jogos tem um pulo mais leve e agradável, Castlevania optou por pulos duros e que, se você quiser voltar atrás... bem, pau no seu c-
☆°• Gráfico•°☆
Em Castlevania, não existe nada a se reclamar nos gráficos. O contraste de cores sempre está combinando, principalmente em cenários azuis e laranjas, devido ao fato do azul ser o complemento direito do laranja no círculo cromático. Mas os outros cenários não ficam pra trás, e na minha opinião, o segundo cenário é o melhor disparado!
Já as criaturas... bem, eu particularmente não gosto do design de alguns:
* Zombie: Esse design é FEIO, parece uma senhora idosa se arrastando por ai, mas ele fica no topo da lista porque o objetivo principal é parecer um defunto, e olha só, ele cumpre o objetivo!
* Hunchback/Fleaman: BIXO DESGRAÇADO, FILHO DA P*** E FEIO! Eu odeio os fleamans, de verdade, e o design desse bixo chega a ser o pior do que qualquer um que você já tenha visto. Ele parece um Duende narigudo que fica pulando de um lado pro outro sem um padrão específico. As cores são feias, o estilo é feio, a programação é feia, NADA NESSE DEMÔNIO PRESTA!
* Conde Drácula (1ª fase): ... KKKKKKKKKKKK QUE P*** É ESSA?! Parece que já bateram no Drácula antes do Simon chegar! A cara dele é toda amassada e ele é CALVO! Desparado o pior de Castlevania, porém eu o perdoo pela segunda fase.
☆°• Trilha Sonora•°☆
SANTA DIVINDADE! quem compôs isso é Deus! No caso, Deuses, a Deusa Kinuyo Yamashita e o Deus Satoe Terashima (James banana). Sério, nesse jogo nasceu a lendaria soundtrack "Vampire Killer", mas ele carrega outros título incríveis, então eu ouvi uma por uma para enumerar as melhores (na minha humilde opinião):
10– Voyager
9– Heart of fire
8– Walking on the edge
7– Stalker
6– Poison mind
5– Wicked child
4– Out of time
– Vampire killer
– Dead man's chest
– Black Night
☆°•Considerações finais•°☆
Embora esse jogo não seja o marco da minha infância, ele é um jogo com uma qualidade incrivel pra sua época. Ele claramente foi feito por uma equipe que amava o seu trabalho, e isso é refletido nos créditos do jogo, pois ao invés de colocar seus nomes, a equipe decidiu colocar o nome de atores e monstros de filmes clássicos de terror. Eu amo Castlevania, e esse é o ponto de partida de um dos melhores títulos da Konami.
Outro século se passou e Dracula desperta de seu sono com um plano: se ele fosse derrotado de novo, ele não seria o único a morrer. Ele rapidamente chamou a atenção de um novo Belmont: Simon Belmont, tataraneto de Christopher que foi treinado com a experiência dos dois grandes caçadores de vampiros antes dele. Acontecendo no ano 1691, Simon enfrenta o Dracula com toda a habilidade de um guerreiro e o derrota.
☆°•Produção•°☆
Castlevania é um jogo eletrônico de ação e plataforma, desenvolvido e publicado pela Konami para o Famicom Disk System em 26 de setembro de 1986. Foi portado para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System (NES) e lançado na América do Norte em maio de 1987 e na Europa em dezembro de 1988.
☆°•Controles•°☆
Os controles de Castlevania são muito simples, pelo fato do jogo ser do NES, uma plataforma muito arcaica. O jogo possui o ataque principal e os sub-itens, o que é impressionante, por que pouquissimos jogos conhecidos tinham esses sistemas (o exemplo mais famoso é Ninja Gaiden). MAS O JOGO TEM PROBLEMAS.
* knockback:
O knockback, caso não saibam, consiste em ser empurrado para trás quando toma dano. Embora em diversos jogos, o knockback seja algo muito presente, ele acaba atrapalhando muito em plataformas mais arcaicas como o NES.
Imagine: você está tendo a run perfeita, mas de repente uma medusa surge e te derruba em um buraco, te obrigando a começar do inicio da fase tudo de novo. Nada agradável, não concorda?
* Saltos complexos:
Pular nesse jogo é basicamente uma mistura de sorte e estratégia, ainda mais com os malditos "buracos de hit-kill", que se você cair, bye bye progresso! Mas isso é algo frequente em muitos jogos como Contra, Ninja Gaiden e até Rygar. A diferença é que, enquanto esses jogos tem um pulo mais leve e agradável, Castlevania optou por pulos duros e que, se você quiser voltar atrás... bem, pau no seu c-
☆°• Gráfico•°☆
Em Castlevania, não existe nada a se reclamar nos gráficos. O contraste de cores sempre está combinando, principalmente em cenários azuis e laranjas, devido ao fato do azul ser o complemento direito do laranja no círculo cromático. Mas os outros cenários não ficam pra trás, e na minha opinião, o segundo cenário é o melhor disparado!
Já as criaturas... bem, eu particularmente não gosto do design de alguns:
* Zombie: Esse design é FEIO, parece uma senhora idosa se arrastando por ai, mas ele fica no topo da lista porque o objetivo principal é parecer um defunto, e olha só, ele cumpre o objetivo!
* Hunchback/Fleaman: BIXO DESGRAÇADO, FILHO DA P*** E FEIO! Eu odeio os fleamans, de verdade, e o design desse bixo chega a ser o pior do que qualquer um que você já tenha visto. Ele parece um Duende narigudo que fica pulando de um lado pro outro sem um padrão específico. As cores são feias, o estilo é feio, a programação é feia, NADA NESSE DEMÔNIO PRESTA!
* Conde Drácula (1ª fase): ... KKKKKKKKKKKK QUE P*** É ESSA?! Parece que já bateram no Drácula antes do Simon chegar! A cara dele é toda amassada e ele é CALVO! Desparado o pior de Castlevania, porém eu o perdoo pela segunda fase.
☆°• Trilha Sonora•°☆
SANTA DIVINDADE! quem compôs isso é Deus! No caso, Deuses, a Deusa Kinuyo Yamashita e o Deus Satoe Terashima (James banana). Sério, nesse jogo nasceu a lendaria soundtrack "Vampire Killer", mas ele carrega outros título incríveis, então eu ouvi uma por uma para enumerar as melhores (na minha humilde opinião):
10– Voyager
9– Heart of fire
8– Walking on the edge
7– Stalker
6– Poison mind
5– Wicked child
4– Out of time



☆°•Considerações finais•°☆
Embora esse jogo não seja o marco da minha infância, ele é um jogo com uma qualidade incrivel pra sua época. Ele claramente foi feito por uma equipe que amava o seu trabalho, e isso é refletido nos créditos do jogo, pois ao invés de colocar seus nomes, a equipe decidiu colocar o nome de atores e monstros de filmes clássicos de terror. Eu amo Castlevania, e esse é o ponto de partida de um dos melhores títulos da Konami.