Não, não jogue RPGs, eles não foram feitos para você.
Sou vítima da maldição dos JRPGs, estou condenado a jogar JRPGs para sempre pela eternidade. Tudo começou com Final Fantasy e sempre terminará com Final Fantasy, afinal, eu o amo com um fervor inabalável. Em seguida, estou de olho em Persona e Dragon Quest. Lord of Destruction 10... Estou dizendo, não joguem RPGs, eles são como a Frostmourne de Warcraft 3: você entrega sua alma em troca de poder eterno. O mesmo acontece com os RPGs: você perde sua alma, sua vida e a si mesmo em mundos fictícios, completamente ciente de quão ruim tudo está indo para você.
Você mesmo disse que não vai começar nenhum RPG e, se estivesse convencido o suficiente para jogá-los, não perguntaria aqui. Olha, cara, é simples: se você quer jogar um jogo, é só isso que precisa para jogá-lo. Sem conselhos, sem explicações, NADA, NADA para te convencer a jogar. VOCÊ deve jogar por si mesmo. Videogames são experiências personalizadas, não deixe ninguém te dizer o contrário. O fato de você nos pedir para dizer por que deveria jogar RPGs significa que você não está interessado o suficiente para experimentá-los por conta própria.
Sendo assim, eu digo: não joguem com eles, eles não são para vocês.