Dezembro: Quando os Jogos Viram Lar

TheMinuMaster

Young Hero
Level 1
17%
Level up in
62 posts
Reaction score
86
::fire Dezembro da Nostalgia ::fire

Postado por TheMinuMaster - direto do canto da casa, com a luz baixinha, vento na janela e o coração pendurado nas luzes de Natal.

Dezembro sempre teve um cheiro próprio pra mim. É um mês que parece andar mais devagar, como se o mundo inteiro respirasse mais fundo. Casa cheia ou quase, mesa farta, pais tranquilos, risadas dos parentes quando a família se junta… e eu ali, quieto, fazendo o que sempre fiz: voltando pros lugares que nunca me deixaram.

Nunca começo nada novo nessa época. Novembro é o prazo final dos jogos pendentes, quase uma regra que criei sem perceber. Quando o calendário vira pro último mês, sinto como se alguma coisa dentro de mim dissesse: "agora volta, guri, volta pra casa".

Porque dezembro é isso. Paz. Mudança. Memória. Uma espécie de porto seguro antes do ano virar.

super organização.jpg

Quando a noite cai, desligo a luz da peça e deixo só as luzes natalinas piscando, refletindo nas paredes. O vento entra pela janela, trazendo aquele clima úmido de verão que só o sul conhece. Eu sento, controle na mão, e é como se o tempo dobrasse pra trás.

E aí começam algumas das minhas viagens de volta:

• Demon’s Souls, com aquela sensação gostosa de perambular pelo Nexus.
  • Persona 4, aquele abraço quente em forma de jogo.
  • Half-Life, lembrança viva da primeira vez que senti que estava dentro do monitor.
  • GTA San Andreas, a liberdade de andar nas estradas.
  • Oblivion, onde cada conversa é uma aventura nova.
  • Ocarina of Time, o jogo que sempre parece que estou jogando pela primeira vez.
  • Silent Hill, aquele silêncio estranho e ansioso que só combina com dezembro.
  • God of War 2, que tem gosto de verão e ventilador rodando no alto, zunindo no ouvido.
E claro… Zelda: A Link to the Past. A aventura mais pura e bonita que já existiu. Cada vez que eu jogo, parece que limpa a alma.

a link to the past nintendo GIF by El Primer Mando

Mas tem um ritual que nunca falha: Plants vs. Zombies. Todo começo e todo fim de ano ele está lá. Primeiro e último jogo que toco, como se fosse meu calendário pessoal, meu jeito de abrir e fechar o ciclo.

Engraçado como certos jogos se tornam mais que jogos. São lugares. São casas. São memórias guardadas em bits. Voltar pra eles em dezembro é como revisitar a cidade natal depois de muito tempo longe: tu sabe onde é cada curva, cada música, cada luzinha piscando.

Lembro de eu pequeno, limpando DVD com a barra da camiseta, torcendo pro console pegar de primeira. Lembro do barulho da casa, das panelas no fogão, dos parentes conversando, e eu ali, num canto, abrindo mão de qualquer novidade pra me perder mais uma vez nos mesmos mundos.

Dog Puppy GIF by FaZe Clan

E talvez seja isso que eu busque todo dezembro: não novidade, mas pertencimento. Um jeito de lembrar quem eu fui, quem eu sou e quem eu sigo sendo.

E fico pensando… será que só eu faço isso? Será que cada vivente aí tem seus próprios “jogos de dezembro”, aqueles que voltam sempre, sem pedir licença, e te abraçam como se o tempo não tivesse passado?

Se tiver, me conta. Acho bonito ver onde cada um repousa o coração quando o ano termina.

happy stan marsh GIF by South Park

Se tu leu até aqui, espero que tenha sentido um pouco da mesma nostalgia que eu senti escrevendo isso.
Valeu, tchê!
::peacemario

Imagens legais que peguei no Pinterest:

6e5cbebe32818c4214e5b9a58d365348.jpg87576517aef892c3f2ec32d8efaeaa4e.jpgA Very Kirbo Christmas 🎄.jpegbatman_returns.gifccm.webpchristmas_carol_vs__the_ghost_of_christmas_presents.gifdownload.jpegpersona-persona4.gifhome_alone.gifsanta_claus_saves_the_earth.png

::fire TheMinuMaster ::fire
Luzes | Natal | Paz
Divirta-se.​

Linda escrita amigo! Não posso falar por todos, mas posso falar por mim: Hoje em dia eu já basicamente vivo mais rejogando jogos velhos que jogando coisas novas, mas ainda assim, compreendo perfeitamente essa sua sensação de "Nostalgia de Dezembro". Tem uma certa gama de jogos que parecem que vão além ainda da nostalgia, que são tipo, super especiais.

1763592326006.png

Meu primeiro jogo de Dezembro é sem dúvidas Super Mario World. O primeiro jogo que eu joguei, e um dos únicos que eu sinto que poderia jogar tranquilamente pelo resto da vida sem enjoar. As memórias eu já não tenho perfeitamente, só sei que aos 3 anos, meu pai colocou um controle de SNES na minha mão e ligou o videogame, e foi ali que iniciou-se minha jornada. Sempre que inicio esse jogo mais uma vez, por um curto período, o mundo parece um lugar perfeito uma vez mais.

1763592348006.png

O que falar sobre Harvest Moon: Back to Nature? É basicamente terapia infinita e grátis. Não importa meu humor. Esteja eu feliz, triste, raivoso, melancólico ou o que for, só de ouvir a música do título eu esboço um gigantesco sorriso e sinto paz. Tem algo nesse jogo muito especial para mim. É como se tudo, e eu digo, tudo mesmo se reunisse em perfeita harmonia para formar uma das mais belas experiências que eu já tive. Os gráficos, a arte, as cores, a música, a vida da fazenda, as falas e rotinas de NPC...Se eu pudesse viver em qualquer lugar da ficção, escolheria Mineral Town sem pensar duas vezes. Um dia aleatório nesse jogo me faz sentir como se nunca existisse qualquer problema na vida.

Definitivamente há mais jogos que se encaixam, mas esses são os dois principais que sem sombra de dúvidas sempre me farão feliz e que sempre faço questão de revisitar. E também, se eu fosse começar a listar cada um, poderia ficar aqui até amanhã...Enfim, certamente todo mundo tem aquele jogo que não conseguiria descrever em palavras o quanto significa para a pessoa.

Encerro desejando boas festividades para quem estiver lendo, feliz natal e um próspero ano novo! Paz.
::megadancebaby

Users who are viewing this thread

Connect with us

Support this Site

RGT relies on you to stay afloat. Help covering the site costs and get some pretty Level 7 perks too.

Featured Video

Latest Threads

Waifus Wearing Glasses Appreciation Thread

If there's anything cuter than an anime girl, it's an anime girl wearing glasses; and I'm sure...
Read more

Personal Holy Grail Game

So I just recently got into the Sealed Video Game scene and got a few games I'm planning on...
Read more

Are you easily enraged?

If so, how do you calm down?

(please don't post any references to violence in this thread)
Read more

Your favorite way to sleep

Announcing the Amaranth KH Remix Translation Project!

Hello. Greetings. I am translating the Amaranth KH Windows version into Spanish.
All the...
Read more

Online statistics

Members online
56
Guests online
1,092
Total visitors
1,148

Forum statistics

Threads
14,957