Fazendo super certo em abandonar essas redes mesmo, elas são só distração e gerador de ansiedade.
É um medo plausível já que hoje tudo acontece ao mesmo tempo e temos informações instantaneamente mas te garanto uma coisa: 90% das coisas que estão acontecendo não vão lhe afetar ou são só exageradamente reportadas. Você consegue viver normalmente só sabendo o necessário para você.
Eu caí na besteira de ficar no Twitter por um tempo por que eu queria "estar por dentro do que o pessoal está falando". Resultado: só piorou minha saúde mental e aumentou minha procrastinação. Melhor coisa que me aconteceu foi eu ter esquecido a senha e deixado de usar essa desgraça.
Infelizmente vejo que o pessoal mais novo tem bastante dificuldade de fazer esse detox por que já vem usando desde pequeno mas eu digo uma coisa: é possível sim se livrar dessas coisas. Tentar encontrar atividades offline é um bom começo.
Acho que oq vc disse complementa o que eu falei aqui:
Até dá pra se informar por lá mas em compensação tu vai ver muito mais coisa inútil e ruim junto
As notícias sérias são muitas vezes misturadas com sensacionalismo e ragebait pra inflamar politicamente as pessoas, é só vc ver perfis de "notícias" e abrir a sessão de comentários, é pedir pra ficar mal.
Além disso tem as notícias de fofoca, que é pior ainda: não é o Putin ou Lula fazendo alguma merda que vai impactar minha vida, é só exposed ou tretinha de internet que poderia muito bem ter sido resolvida com conversa no privado ou processo no off. É o tipo de coisa que não vai mudar literalmente NADA na minha vida nem na vida de quem consome essas coisas, mas mesmo assim essas pessoas ficam engajando nesse tipo de lixo
"Pelo menos" eu nunca gostei de usar Twitter (me recuso a chamar de X), então desse inferno eu sempre estive livre. Eu tentei mais de uma vez criar perfil lá, até usei Blue Sky quando o Twitter caiu aqui no Brasil... Mas nunca me pegou, principalmente pq lá é só ódio sendo destilado o tempo todo praticamente.
O que vc falou sobre o pessoal mais novo é muito real, eu tenho 18 mas vejo isso muito na galera da minha idade também. Eu entendo que muitas é vício, o pessoal aprendeu a viver com aquilo e não sabe viver sem... Mas sério, tem vezes que eu sinto raiva dessas pessoas porque isso beira o masoquismo: claramente faz mal, muitas vezes a pessoa só passa raiva naquela rede social, e mesmo assim quer continuar usando aquilo, não consegue nem sequer cogitar que pode ser melhor vazar um pouco dali, entende?
Eu sempre achei besteira esse papo dos mais velhos de falar que tudo é culpa do celular (e ainda acho), mas acho que também não tá legal do jeito que tá agora...
Eu fico um pouco triste pq existem artistas, negócios que eu gostava de prestigiar vendo no Insta, mas não dá... Se for pras redes sociais se resumirem cada vez mais a anúncios duvidosos, apelação e ódio, então vai ser melhor ficar sem mesmo... O Youtube eu não consigo ficar sem, mas eu tenho achado muito mais interessante interagir em blogs e fóruns menores, tipo esse. Sério, eu queria ter vivido mais a época de ouro dos blogs, eu acho um saco como a internet aqui no Brasil se resumiu a essas redes sociais da Meta e do Musk