Hello Kitty Online, o meu preferido, foi publicado no Brasil, tanto quanto me lembro, mas esqueci-me de qual a empresa que o produziu, para alem da Sanrio.
Esqueci qual foi a empresa que produziu, mas eu sou uma das poucas pessoas junto de você que lembra do jogo. Eu cheguei até a me candidatar pro closed beta no site da Sanrio Town, mas não testei direito.
Eu baixei a versão em inglês publicada pela Aeria Games, mas ninguém respondia no chat e eu não entendi absolutamente nada, então desisti. Me arrependo até hoje de não ter jogado.
Sobre MMOGs e MMORPGs, eu testei mais de 100 e sinto saudade de vários. Inclusive, se vocês quiserem lembrar de algum obscuro, eu provavelmente vou conhecer, e eu sou o doido que foi em praticamente todos os mundos virtuais.
Eu faço essa distinção entre jogo e mundo virtual tipo Habbo Hotel, porque em virtual world/metaverse o propósito é fazer um avatar e conversar, e geralmente não tem uma jogabilidade definida, objetivos pra cumprir, sabe?
(Sim, eu sou meio pedante quanto à esses termos porque é um nicho que eu gosto muito.)
Ano passado consegui pegar até os arquivos do Chat da Brahma que só o povo do Orkut conhecia. Esse aí veio em 2003 e fechou em 2005, então não cheguei a ir nele, mas era uma cópia fajuta de Mobiles Disco e Habbo.
De mundo virtual os que eu mais sinto falta são vSide, Coke Studios e Mokitown, mas tem outros que eu nunca irei esquecer. Esses não eram tão conhecidos por aqui.
Eu postava mundos virtuais numa certa comunidade do Orkut e era famoso por lá... eu era criança na época...
Falando de mundo virtual brasileiro, o meu primeiro foi o Clube Cheetos que era todo bugado e os bonecos eram feios de doer, mas eu me divertia até.
Ele fechou em 2006 mais ou menos, e foi nessa época que eu entrei no Habbo Hotel. Eu sei bastante sobre o Habbo, e tive um amigo que era scripter. A gente tentava achar arquivos das versões mais antigas (<2005).
Quando eu era menor, eu também ia no Space Kids. Esse eu tinha vagas memórias e não me recordava do nome, até uma menina mencioná-lo pra mim.
Voltando ao assunto, Grand Chase foi meu primeiro MMORPG e o que eu mais joguei, sinto saudade da Season 1-3, mas eu sempre parava de jogar e chegou uma hora em que eu tava muito atrasado.
Depois ficou tudo diferente, a KOG botou personagens muito apelões, e eu não conseguia competir com eles nem no PvE que é o meu modo favorito de jogo... então não tinha mais graça de jogar.
Praticamente todos os MMORPGs que a LUG publicou foram populares aqui no Brasil (e inclusive a LUG existia nas Filipinas também).
Mencionaram Perfect World... eu não cheguei a jogar direito porque não entendi nada... queria testar de novo, mas não acho servidor daquelas versões de 2008/2009.
Mesma coisa com Cabal, eu joguei brevemente com meu irmão mais ou menos nesse período, mas os servidores que encontro são mais recentes.
Ontem me veio na mente um MMOG obscuro chamado Fishing Champ Online. Eu sei que tinha uma comunidade BR minúscula, mas não cheguei a jogar ele. Não durou muito tempo. O MMOG mais famoso de pesca era o Oz World, mas eu preferia pescar no Club Penguin e talvez no Gaia xD
Quando eu era menor eu queria muito experimentar City of Heroes, Lineage II e outros. Hoje em dia com projetos de fã, eu até consegui dar uma olhada mas não gostei muito deles...
Ainda tenho curiosidade pra saber como é o Tabula Rasa mas acho que ninguém tem os arquivos...
Estou tentando voltar pra MMORPGs desde 2019, e ano passado pude testar o FFXI pela primeira vez com umas pessoas dessa comunidade, mas não tive uma experiência tão boa porque acabaram me deixando pra trás. O FFXI também é muito arcaico e confuso, mas não achei ruim.
Um jogo que eu sempre tento jogar é o Mabinogi, mas eu sou péssimo nele, nunca aprendi o combate e eu desconfio que o ping seja um dos motivos pra mim ser tão atrapalhado.
No caso, eu tenho mais experiência com as versões antigas. Eu sei que a devCAT mudou os sistemas depois, mas não consegui me acostumar.
O Mabinogi é um dos RPGs mais da hora que eu já vi, mas ele sempre foi meio nichado, infelizmente.
Queria muito jogar Asda Story de novo, mesmo sendo genérico. Parece que fizeram uma segunda versão, mas não deve ter ninguém.
Eu lembro que até o Toontown Online teve servidor brasileiro, hehe. Nunca cheguei muito longe.