MMOs antigos dos quais vocês sentem saudade, e sentem que foram bem aceitos no Brasil?

PaleFolklore

Demi-God
Level 2
Reaction score
435
Título da thread é — como de praxe — bem autoexplicativo. Mas, basicamente, queria ouvir de vocês sobre os MMOs clássicos que já vi serem debatidos em algumas threads avulsas pelo RGT, mas que eu gostaria de trazer destaque pros que REALMENTE foram abraçados pela comunidade BR, durante suas épocas de ouro.

Alguns exemplos fáceis que me vem à mente são: Ragnarok, GC, La Tale, Perfect World, entre outros.

Pontos extras pra quem mandar um print da época aqui na thread

communityIcon_7mpzfy38c92c1.jpg

🧐Não sou do Brasil, mas nenhum dos meus amigos brasileiros era fã de MMO. Portanto, também estou curioso para saber a resposta.

endearing-club-penguin-poster-anw63z4bhtsytqz0.jpg
Eu absolutamente adorava o Club Penguin quando eu era criança, jogava durante várias horas e foi este jogo que me ajudou a comunicar melhor com outras pessoas. Quando foi anunciado que o jogo seria encerrado, eu literalmente chorei, chorei muito.

Lembro de old bem ruinzinho mas que me divertir muito com um amigo meu, que é Shaya PT, hoje em dia tá morto é nem tenho vontade de rejogar tanto, sinto sinto da saudade de jogar um MMO com amigos!

Com certeza Grand Chase e Perfect World.
Tinha um amigo na época que gastou rios de dinheiro (isso na concepção de dois pré adolescentes ao menos) com GC na level up, coisa de 200 ou 300 reais, a ost do jogo ainda me dá calafrios.
Perfect World eu não entendia porcaria nenhuma do jogo, mas achava muito bonito. Meu prazer em PW era passear pelo mundo sendo level baixo pra ver os cenários, até ser morto por alguma criatura 30 levels acima do meu e voltar pro spawn point.

Varios, os MMO vingaram bem no Brasil, por uma série de fatores.
Habbo Hotel (o que eu mais joguei, junto com as versoes piratas)
Counter Strike 1.6
Tibia
Ragnarok, e muitos outros

Hello Kitty Online, o meu preferido, foi publicado no Brasil, tanto quanto me lembro, mas esqueci-me de qual a empresa que o produziu, para alem da Sanrio.
Esqueci qual foi a empresa que produziu, mas eu sou uma das poucas pessoas junto de você que lembra do jogo. Eu cheguei até a me candidatar pro closed beta no site da Sanrio Town, mas não testei direito.
Eu baixei a versão em inglês publicada pela Aeria Games, mas ninguém respondia no chat e eu não entendi absolutamente nada, então desisti. Me arrependo até hoje de não ter jogado.

Sobre MMOGs e MMORPGs, eu testei mais de 100 e sinto saudade de vários. Inclusive, se vocês quiserem lembrar de algum obscuro, eu provavelmente vou conhecer, e eu sou o doido que foi em praticamente todos os mundos virtuais.
Eu faço essa distinção entre jogo e mundo virtual tipo Habbo Hotel, porque em virtual world/metaverse o propósito é fazer um avatar e conversar, e geralmente não tem uma jogabilidade definida, objetivos pra cumprir, sabe?
(Sim, eu sou meio pedante quanto à esses termos porque é um nicho que eu gosto muito.)

Ano passado consegui pegar até os arquivos do Chat da Brahma que só o povo do Orkut conhecia. Esse aí veio em 2003 e fechou em 2005, então não cheguei a ir nele, mas era uma cópia fajuta de Mobiles Disco e Habbo.
De mundo virtual os que eu mais sinto falta são vSide, Coke Studios e Mokitown, mas tem outros que eu nunca irei esquecer. Esses não eram tão conhecidos por aqui.
Eu postava mundos virtuais numa certa comunidade do Orkut e era famoso por lá... eu era criança na época...

Falando de mundo virtual brasileiro, o meu primeiro foi o Clube Cheetos que era todo bugado e os bonecos eram feios de doer, mas eu me divertia até.
Ele fechou em 2006 mais ou menos, e foi nessa época que eu entrei no Habbo Hotel. Eu sei bastante sobre o Habbo, e tive um amigo que era scripter. A gente tentava achar arquivos das versões mais antigas (<2005).
Quando eu era menor, eu também ia no Space Kids. Esse eu tinha vagas memórias e não me recordava do nome, até uma menina mencioná-lo pra mim.

Voltando ao assunto, Grand Chase foi meu primeiro MMORPG e o que eu mais joguei, sinto saudade da Season 1-3, mas eu sempre parava de jogar e chegou uma hora em que eu tava muito atrasado.
Depois ficou tudo diferente, a KOG botou personagens muito apelões, e eu não conseguia competir com eles nem no PvE que é o meu modo favorito de jogo... então não tinha mais graça de jogar.

Praticamente todos os MMORPGs que a LUG publicou foram populares aqui no Brasil (e inclusive a LUG existia nas Filipinas também).
Mencionaram Perfect World... eu não cheguei a jogar direito porque não entendi nada... queria testar de novo, mas não acho servidor daquelas versões de 2008/2009.
Mesma coisa com Cabal, eu joguei brevemente com meu irmão mais ou menos nesse período, mas os servidores que encontro são mais recentes.

Ontem me veio na mente um MMOG obscuro chamado Fishing Champ Online. Eu sei que tinha uma comunidade BR minúscula, mas não cheguei a jogar ele. Não durou muito tempo. O MMOG mais famoso de pesca era o Oz World, mas eu preferia pescar no Club Penguin e talvez no Gaia xD

Quando eu era menor eu queria muito experimentar City of Heroes, Lineage II e outros. Hoje em dia com projetos de fã, eu até consegui dar uma olhada mas não gostei muito deles...
Ainda tenho curiosidade pra saber como é o Tabula Rasa mas acho que ninguém tem os arquivos...

Estou tentando voltar pra MMORPGs desde 2019, e ano passado pude testar o FFXI pela primeira vez com umas pessoas dessa comunidade, mas não tive uma experiência tão boa porque acabaram me deixando pra trás. O FFXI também é muito arcaico e confuso, mas não achei ruim.

Um jogo que eu sempre tento jogar é o Mabinogi, mas eu sou péssimo nele, nunca aprendi o combate e eu desconfio que o ping seja um dos motivos pra mim ser tão atrapalhado.
No caso, eu tenho mais experiência com as versões antigas. Eu sei que a devCAT mudou os sistemas depois, mas não consegui me acostumar.
O Mabinogi é um dos RPGs mais da hora que eu já vi, mas ele sempre foi meio nichado, infelizmente.

Queria muito jogar Asda Story de novo, mesmo sendo genérico. Parece que fizeram uma segunda versão, mas não deve ter ninguém.

Eu lembro que até o Toontown Online teve servidor brasileiro, hehe. Nunca cheguei muito longe.

Last edited:
Esqueci qual foi a empresa que produziu, mas eu sou uma das poucas pessoas junto de você que lembra do jogo. Eu cheguei até a me candidatar pro closed beta no site da Sanrio Town, mas não testei direito.
Eu baixei a versão em inglês publicada pela Aeria Games, mas ninguém respondia no chat e eu não entendi absolutamente nada, então desisti. Me arrependo até hoje de não ter jogado.

Sobre MMOGs e MMORPGs, eu testei mais de 100 e sinto saudade de vários. Inclusive, se vocês quiserem lembrar de algum obscuro, eu provavelmente vou conhecer, e eu sou o doido que foi em praticamente todos os mundos virtuais.
Eu faço essa distinção entre jogo e mundo virtual tipo Habbo Hotel, porque em virtual world/metaverse o propósito é fazer um avatar e conversar, e geralmente não tem uma jogabilidade definida, objetivos pra cumprir, sabe?
(Sim, eu sou meio pedante quanto à esses termos porque é um nicho que eu gosto muito.)

Ano passado consegui pegar até os arquivos do Chat da Brahma que só o povo do Orkut conhecia. Esse aí veio em 2003 e fechou em 2005, então não cheguei a ir nele, mas era uma cópia fajuta de Mobiles Disco e Habbo.
De mundo virtual os que eu mais sinto falta são vSide, Coke Studios e Mokitown, mas tem outros que eu nunca irei esquecer. Esses não eram tão conhecidos por aqui.
Eu postava mundos virtuais numa certa comunidade do Orkut e era famoso por lá... eu era criança na época...

Falando de mundo virtual brasileiro, o meu primeiro foi o Clube Cheetos que era todo bugado e os bonecos eram feios de doer, mas eu me divertia até.
Ele fechou em 2006 mais ou menos, e foi nessa época que eu entrei no Habbo Hotel. Eu sei bastante sobre o Habbo, e tive um amigo que era scripter. A gente tentava achar arquivos das versões mais antigas (<2005).
Quando eu era menor, eu também ia no Space Kids. Esse eu tinha vagas memórias e não me recordava do nome, até uma menina mencioná-lo pra mim.

Voltando ao assunto, Grand Chase foi meu primeiro MMORPG e o que eu mais joguei, sinto saudade da Season 1-3, mas eu sempre parava de jogar e chegou uma hora em que eu tava muito atrasado.
Depois ficou tudo diferente, a KOG botou personagens muito apelões, e eu não conseguia competir com eles nem no PvE que é o meu modo favorito de jogo... então não tinha mais graça de jogar.

Praticamente todos os MMORPGs que a LUG publicou foram populares aqui no Brasil (e inclusive a LUG existia nas Filipinas também).
Mencionaram Perfect World... eu não cheguei a jogar direito porque não entendi nada... queria testar de novo, mas não acho servidor daquelas versões de 2008/2009.
Mesma coisa com Cabal, eu joguei brevemente com meu irmão mais ou menos nesse período, mas os servidores que encontro são mais recentes.

Ontem me veio na mente um MMOG obscuro chamado Fishing Champ Online. Eu sei que tinha uma comunidade BR minúscula, mas não cheguei a jogar ele. Não durou muito tempo. O MMOG mais famoso de pesca era o Oz World, mas eu preferia pescar no Club Penguin e talvez no Gaia xD

Quando eu era menor eu queria muito experimentar City of Heroes, Lineage II e outros. Hoje em dia com projetos de fã, eu até consegui dar uma olhada mas não gostei muito deles...
Ainda tenho curiosidade pra saber como é o Tabula Rasa mas acho que ninguém tem os arquivos...

Estou tentando voltar pra MMORPGs desde 2019, e ano passado pude testar o FFXI pela primeira vez com umas pessoas dessa comunidade, mas não tive uma experiência tão boa porque acabaram me deixando pra trás. O FFXI também é muito arcaico e confuso, mas não achei ruim.

Um jogo que eu sempre tento jogar é o Mabinogi, mas eu sou péssimo nele, nunca aprendi o combate e eu desconfio que o ping seja um dos motivos pra mim ser tão atrapalhado.
No caso, eu tenho mais experiência com as versões antigas. Eu sei que a devCAT mudou os sistemas depois, mas não consegui me acostumar.
O Mabinogi é um dos RPGs mais da hora que eu já vi, mas ele sempre foi meio nichado, infelizmente.

Queria muito jogar Asda Story de novo, mesmo sendo genérico. Parece que fizeram uma segunda versão, mas não deve ter ninguém.

Eu lembro que até o Toontown Online teve servidor brasileiro, hehe. Nunca cheguei muito longe.
Voce ja jogou um jogo do Orkut onde voce cuidava de uma especie de cidade, os graficos eram cartoon, mas nao era nem fazenda feliz e nem aquele jogo do restaurante? A ambientaçao era meio mistica e medieval, e me lembro que o estilo do jogo tinha me chamado atençao na epoca. Como gameplay era como um desses jogos qualquer de navegador onde voce cria construçoes e vai crescendo uma vila, mas com uma pegada bem tranquila e relaxante.
Eu tenho memorias desse jogo até hoje e nao faço ideia qual seja

Voce ja jogou um jogo do Orkut onde voce cuidava de uma especie de cidade, os graficos eram cartoon, mas nao era nem fazenda feliz e nem aquele jogo do restaurante? A ambientaçao era meio mistica e medieval, e me lembro que o estilo do jogo tinha me chamado atençao na epoca. Como gameplay era como um desses jogos qualquer de navegador onde voce cria construçoes e vai crescendo uma vila, mas com uma pegada bem tranquila e relaxante.
Eu tenho memorias desse jogo até hoje e nao faço ideia qual seja
Cara, pior que esses jogos eram muito comuns e existem inúmeros deles...
Que eu me lembre, só testei o Travian, The West e uns outros aleatórios... do Orkut eu lembro de poucos jogos porque eu geralmente ia no Facebook jogar alguma coisa xD
Eu posso dar uma pesquisada depois, quem sabe eu não encontre alguma pista. Sou bom detetive.

Em 2007 eu lembro de jogar um MMORPG com assets do RPG Maker XP, mas depois de um tempo eu parei de jogar e nunca mais encontrei ele. Ninguém sabe qual o nome, já perguntei por aí...
Era em inglês e eu lembro de ter uma personagem arqueira.
Post automatically merged:

Cara, que saudade.
Era tudo muito difícil e mesmo assim eu amava. Eu passei muitas horas em Gaicoz, Patusei, etc...
Eu amo a Lire, mas também gosto da Elesis e outros personagens 'básicos'.
10720896-grand-chase-windows-login-screen.jpg

10720899-grand-chase-windows-the-lobby-from-here-you-can-access-the-game-.jpg

10720902-grand-chase-windows-the-beginners-mission-character-selection.jpg

10720905-grand-chase-windows-loading-screen-for-the-first-mission.jpg

Há um tempo atrás vazaram os arquivos da Season 0 (beta), assim como Season 1 e 2... aliás, em 2008 já tinha server da S2. Alguém lembra do Pumaloco?

Um cara aleatório no FB estava cobrando pelo 'Grand Chase Offline', que era só o client normal do jogo mas ele te ajudava a configurar pra jogar sozinho ou com amigos (LAN). Eu quase pensei em comprar, mas era muito caro e não era justo o que ele tava fazendo...
A KOG mandou uma cartinha e ele sumiu.
Eu já vi server da Season 1, mas o que eu fui era meio suspeito e não durou muito.
Eu gostaria muito de jogar essas primeiras 3 seasons de novo. Era mais divertido.

Last edited:

Users who are viewing this thread

Connect with us

Featured Video

Date-A-Live Twin Edition: Rio Reincarnation (VITA)

Latest Threads

Love in games

What do you think about love stories in games ?
Read more

POST characters that are GREEN

1743960931250.png

We green boys have been reeeeeal quiet its time
Read more

PlayStation Exclusive Visual Novels Worth Playing?

I've given out a lot of recommendations when it comes to Playstation and Playstation 2 games...
Read more

How would you rank the PlayStation consoles?

For me it’s psx/ps1> ps2>ps3>ps5>ps4

With handhelds included

Ps1>ps2>psp>ps3>vita>ps5>ps4

PS4...
Read more

Any Demo Disc Fans?

I'm curious to see if anybody else is into demo discs, I love the little bite sized pieces of...
Read more

Online statistics

Members online
243
Guests online
351
Total visitors
594

Forum statistics

Threads
6,315
Members