Como resolver o problema do espaço rígido para os games de emulação?

leoblaidd

New Challenger
Level 0
Reaction score
62
Queria poder pegar todos os jogos que tenho vontade e deixar salvo, mas tenho problema com quantidade espaço para isso no SSD, principalmente para os jogos de Ps2. Atualmente tenho 98 jogos de Ps1 que totaliza 55gbs, é um valor até aceitável pela quantidade de jogos, porém Ps2 eu já tentei baixar em quantidades, o espaço sobe muito, pela quantidade que tenho em mente será uns 100 jogos também.

Eu sei que o ponto mais obvio seria adquirir um SSD de maior tamanho e também resistência de regravações, mas esses não são tão acessíveis assim em preço, então vi que tem outras alternativas pra mitiga esse pontos, como ISOs em formatos diferentes que diminuem o tamanho absurdamente, forma de zipas os arquivos pra diminuir o espaço, mas eu não sei muitas.

Vocês manjam de formas assim de diminuir o espaço ocupado dos jogos?

Então, compactar os arquivos de fato ajudaria, mas não sei se isso lhe ofereceria praticidade, considerando que você teria que extraí-los sempre que quisesse jogar algum.

Uma solução um tanto fora da premissa que você trouxe (mas que, ainda assim, pode valer a pena considerar) seria utilizar o emulador Fightcade, caso se trate EXCLUSIVAMENTE de jogos de luta. No entanto, essa proposta foge um pouco da questão.

Voltando à sua proposta de forma mais detalhada, uma alternativa seria ajustar as configurações do programa de compactação (seja o 7-Zip, WINRAR, etc.) para utilizar uma compressão mais agressiva, priorizando a economia de espaço no seu SSD, como mencionado. Dependendo do método escolhido, isso pode reduzir significativamente o tamanho dos arquivos.
  • O formato CHD (Compressed Hunks of Data) é uma excelente opção para reduzir o tamanho de ISOs de PS1 e PS2 sem perda de qualidade. Em alguns casos, a redução pode ser de 30% a 70%, dependendo do jogo.
  • O CSO (Compressed ISO) também pode ser usado para reduzir o tamanho de ISOs de PSP e PS2, embora possa causar leves impactos no desempenho em alguns jogos.
Espero que ajude! :)

Se SSD grande estiver muito caro dá pra usar um HDzão velho parrudo mesmo, a diferença pra emulação vai ser bem pequena. Eu mesmo uso um HD externo de 2TB. Quanto as ISOs converta todas pra CHD e seja feliz ?

Verdade; CHD dá uma boa reduzida e você pode pegar um HD véio de guerra e usar de bancão!
Vira e mexe tem uns usados honestos em shopee, ML...

Users who are viewing this thread

Connect with us

Featured Video

Phantasy Star Nova (VITA) Translation

Latest Threads

Do you think the new console will finally have the ability to run its own exclusives?

It would be crazy if the new $80 switch exclusives ran without lagging on their native hardware...
Read more

now it is soon Nintendo Switch 2 is coming

Not long now and it will be here the Nintendo Switch 2 is here. Are you ready for the Switch 2...
Read more

Spyro 3.5 on Modified Console (FreePSXBoot - Anticheat Fix?)

Hello guys and gals, I hope you are having a nice 2025!

Regarding the Fan Hack Spyro 3.5,
Is...
Read more

Game prices / NInjaGaiden

This is my first post , Anyone know why NInja Gaiden Black on Original Xbox has went up in...
Read more

$80 MSRP For Mario Kart World

1743613717545.png

Who the hell thought this was a good idea?
Read more

Online statistics

Members online
264
Guests online
304
Total visitors
568

Forum statistics

Threads
6,115
Members