- Level up in
- 22 posts
- Reaction score
- 3
A importância da pirataria na minha vida
Postado por TheMinuMaster - direto do interior, tomando um mate e lembrando dos velhos tempos.
Sempre fui bom de falar pessoalmente, mas postar coisas online? Bah, sempre me deu um certo receio.
Nunca soube explicar direito o motivo, talvez medo de parecer bobo, talvez vergonha sem motivo mesmo.
Mas hoje decidi que quero acabar com isso.
E acho que não tem jeito melhor do que começar falando sobre uma coisa que acho simplesmente legal:
a importância que a pirataria teve na minha vida.

Cresci em cidades pequenas do interior do Brasil.
E, convenhamos, se o país já andava meio atrás em tecnologia, o interior ficava uns bons passos além.
Telas planas, smartphones, internet decente... tudo isso só começou a aparecer de verdade lá por 2017.
Pra ter ideia, até 2015 eu achava que um PS3 ligado numa TV de tubo de 32 polegadas era o ápice da modernidade.
E, sinceramente, naquela época era mesmo.

Meu pai sempre foi apaixonado por eletrônicos tipo TV, celular, notebook e DVD player,
isso acabou pegando em mim. Desde guri, ele me mostrava os lugares onde a gente podia comprar
os melhores DVDs piratas da região. Às vezes a imagem era limpa, outras vezes parecia filmada com uma batata,
mas não importava. Era divertido, e no fim das contas isso era o que valia.

Com o tempo, passamos pra outro nível: usar torrent e gravar discos de PS2 num notebook da Positivo.
Cara, eu me sentia um hacker da NASA só de ver o Nero Burning ROM abrindo.

Colegas da escola e parentes vinham pedir pra gravar filmes, jogos, CDs...
E eu só dizia: “traz o disco virgem e não me incomoda enquanto tô gravando.” Regras claras.

Hoje o leitor de DVD daquele notebook nem funciona mais, mas que saudade me dá daquela época.
Tudo era mais trabalhoso, mas também mais saboroso.

Hoje a tecnologia tá na palma da mão, com streaming, downloads instantâneos e consoles digitais, e é ótimo, claro.
Mas às vezes lembro de quando meu maior sonho era ter uma TV no quarto... e dou risada, porque agora tenho duas.
Ainda lembro dos animes que eu gravava, como Dragon Ball GT, Sailor Moon, Death Note,
Hellsing Ultimate e Cavaleiros do Zodíaco.
Dos jogos de PS2, qualquer um que tu pensar eu provavelmente baixei.
Dos filmes, tipo Transformers e Star Wars.
E dos desenhos antigos como X-Men.
Cada disco era uma pequena conquista.

E sabe de uma coisa?
A pirataria me ensinou a amar o que consumo.
Foi por ela que descobri histórias, mundos e personagens que moldaram quem eu sou.
Então, sim... obrigado, pirataria. Tu foste o portal da minha infância.

Se tu leu até aqui, espero que tenha sentido um pouco da mesma nostalgia que eu senti escrevendo isso.
Valeu, tchê!

Imagens usadas apenas para nostalgia e ilustração que peguei no Pinterest:
TheMinuMaster 
PS3 | DVD | Torrents |
A vida é 4:3, o resto é esticado.