- Level up in
- 8 posts
- Reaction score
- 28
A relação meditativa de lavar a louça
Postado por TheMinuMaster - direto do fundo da grota, com as mãos na espuma e a cabeça nas nuvens.
Tem gente que lava a louça por obrigação.
Eu, sinceramente, gosto.
Gosto daquele silêncio que só a pia conhece, da água quente caindo e do barulho surdo dos pratos se empilhando.
Pra mim, é um momento de pausa , quase um tipo de meditação.
Enquanto o resto do mundo corre, eu fico ali, parado, focado só em deixar tudo limpo.
Eu costumo lavar de forma quase cirúrgica.
Nada passa despercebido.
Cada prato, copo, panela e talher tem seu jeito, sua hora, sua ordem.
Primeiro os pratos, depois os potes, as panelas, os copos e, por fim, os talheres.
E quando vou guardar, é o mesmo ritual invertido.
Gosto dessa lógica, dessa sequência.
Tem algo de tranquilizador em seguir uma rotina onde tudo faz sentido.
Geralmente coloco meus fones e deixo alguma música tocar, ou um vídeo longo, desses com vinte, trinta minutos.
Mas quando estou sozinho em casa, prefiro o som do ambiente: o chiado da água, o clique das louças batendo, o sabão escapando entre os dedos.
Esses sons simples acabam virando um mantra.
O tempo desacelera, a mente sossega, e o corpo entra num ritmo só dele.
Normalmente lavo à noite, antes de dormir.
Tem algo especial em terminar o dia com tudo em ordem, como se limpar a pia fosse também limpar a cabeça.
Mas às vezes, quando pego pra fazer de manhã ou à tarde, já aproveito e faço tudo: passo o aspirador, tiro o pó, levo o lixo pra fora.
É como se uma coisa puxasse a outra, como se arrumar o mundo à volta ajudasse a arrumar o de dentro também.
No fim, lavar a louça é isso: uma forma de meditação disfarçada de tarefa doméstica.
Um jeito simples de respirar melhor, de ouvir o que tá tocando no fone, ou simplesmente de ficar em silêncio sem culpa.
A espuma vai descendo, os pratos vão secando, e junto vai indo embora o peso do dia.
E quando termino, tudo parece mais leve, inclusive eu.
Se tu leste até aqui, espero que laves a próxima louça com mais calma, e talvez, com um pouco mais de alma também.
Valeu, tchê!

Gifs usados apenas para ilustrar esse pequeno ritual de paz cotidiana, retiradas do Pinterest:
TheMinuMaster 
Louça | Sabão | Silêncio
A paz também mora na pia.
Last edited: