A relação meditativa de lavar a louça

TheMinuMaster

New Challenger
Level 0
68%
Level up in
8 posts
Reaction score
28
::fire A relação meditativa de lavar a louça ::fire

Postado por TheMinuMaster - direto do fundo da grota, com as mãos na espuma e a cabeça nas nuvens.

Tem gente que lava a louça por obrigação.
Eu, sinceramente, gosto.
Gosto daquele silêncio que só a pia conhece, da água quente caindo e do barulho surdo dos pratos se empilhando.
Pra mim, é um momento de pausa , quase um tipo de meditação.
Enquanto o resto do mundo corre, eu fico ali, parado, focado só em deixar tudo limpo.

Eu costumo lavar de forma quase cirúrgica.
Nada passa despercebido.
Cada prato, copo, panela e talher tem seu jeito, sua hora, sua ordem.
Primeiro os pratos, depois os potes, as panelas, os copos e, por fim, os talheres.
E quando vou guardar, é o mesmo ritual invertido.
Gosto dessa lógica, dessa sequência.
Tem algo de tranquilizador em seguir uma rotina onde tudo faz sentido.

consejos leer GIF

Geralmente coloco meus fones e deixo alguma música tocar, ou um vídeo longo, desses com vinte, trinta minutos.
Mas quando estou sozinho em casa, prefiro o som do ambiente: o chiado da água, o clique das louças batendo, o sabão escapando entre os dedos.
Esses sons simples acabam virando um mantra.
O tempo desacelera, a mente sossega, e o corpo entra num ritmo só dele.

Normalmente lavo à noite, antes de dormir.
Tem algo especial em terminar o dia com tudo em ordem, como se limpar a pia fosse também limpar a cabeça.
Mas às vezes, quando pego pra fazer de manhã ou à tarde, já aproveito e faço tudo: passo o aspirador, tiro o pó, levo o lixo pra fora.
É como se uma coisa puxasse a outra, como se arrumar o mundo à volta ajudasse a arrumar o de dentro também.

No fim, lavar a louça é isso: uma forma de meditação disfarçada de tarefa doméstica.
Um jeito simples de respirar melhor, de ouvir o que tá tocando no fone, ou simplesmente de ficar em silêncio sem culpa.
A espuma vai descendo, os pratos vão secando, e junto vai indo embora o peso do dia.
E quando termino, tudo parece mais leve, inclusive eu.

chicken randy marsh GIF by South Park

Se tu leste até aqui, espero que laves a próxima louça com mais calma, e talvez, com um pouco mais de alma também.
Valeu, tchê!::peacemario

Gifs usados apenas para ilustrar esse pequeno ritual de paz cotidiana, retiradas do Pinterest:

aa5f7c636def951c9ef28f580698eb04.giff84eff2bbe86feb19e34224c48940dd8.giftumblr_1919b1968934f636e555b77d14bdca57_7da9e98d_540.gif

::fire TheMinuMaster ::fire
Louça | Sabão | Silêncio
A paz também mora na pia.​

Last edited:

Users who are viewing this thread

Connect with us

Support this Site

RGT relies on you to stay afloat. Help covering the site costs and get some pretty Level 7 perks too.

Featured Video

Latest Threads

I love a lot of obscure, under the radar 90s games, looking for others like me. Anyone played the following?

I have a lot of love for obscure, under the radar 90s games. Looking for other people that...
Read more

What is your most FAVORITE retro console out of some of yall's collections?

What is your most favorite old console and why? For me, it would either be the 3DS or the Wii.
Read more

Happy birthday Skyrim! 11/11

14 years ago today Bethesda dropped the newest Elder Scrolls game- Skyrim! Happy 14 and too...
Read more

Favorite Yoshi Color[s]

As I'm sure many of you know, there are several different colored Yoshis in addition to the...
Read more

Looking for Obscure RPGs

NES to PS2 era preferred, but would be willing to try newer games if they pique my interest...
Read more

Online statistics

Members online
49
Guests online
696
Total visitors
745

Forum statistics

Threads
14,823
Members